Comunicados

 

Voltar

 

 

Suporte

suporte@jmrs-web.com.br

 

Comunicados - Jmrs-web

Novo Sistema de Estatísticas

Desde primeiro de outubro de 2003, passamos a adotar oficialmente o sistema WebAlizer como solução para prover as estatísticas de visitação de seu site. Com isso, o antigo sistema (Media House Statistics Server), deixa de ser suportado e será descontinuado gradativamente até o final desse ano.

 

Em outras palavras, a partir de agora, você deverá apenas se basear nos relatórios do WebAlizer para as estatísticas de visitação, desconsiderando os relatórios do antigo sistema.

 

Nos próximos parágrafos, estaremos explicando detalhadamente o que muda com o novo sistema, quais as diferenças entre os dois sistemas e quais os motivos que nos levaram a mudar. Por favor, leia com atenção ao texto abaixo e se após a leitura ainda restarem dúvidas, sinta-se à vontade em nos contatar diretamente para saná-las.


Em primeiro lugar, tentaremos explicar as razões que nos levaram a mudar de sistema. São elas:

 

1) Em virtude de gerar relatórios "on-demand", ou seja, na hora em que eram consultados, o Statistics Server gera um consumo de CPU significativo nos servidores, especialmente em horários de pico. Isso poderia prejudicar a performance dos webservers nesses horários, tornando o acesso aos mesmos mais lento do que o habitual. Já o Webalizer é executado em horários "não nobres", quando os relatórios são gerados e ficam disponíveis para consulta em quaisquer horários, sem que o servidor tenha que processá-los novamente.

 

2) O Statistics Server necessita da presença dos arquivos de log (registros de visitação) permanentemente no servidor, para a eventual necessidade de reprocessá-los. Com isso, o consumo de espaço em disco com arquivos de log tornava-se excessivo, em alguns casos prejudicando a performance do servidor como um todo e até causando problemas para as aplicações de nossos clientes. Já o WebAlizer não mais necessita dos arquivos de log após processá-los. Com isso, pudemos renomear e compactar os arquivos já processados, reduzindo o espaço ocupado em disco a cerca de 10% do original.

 

3) O StatisticsServer apresenta toda sua interface em inglês, assim como todos os relatórios. Muitos de nossos clientes  não dominam esse idioma e por isso tinham certa dificuldade em entender algumas funções e/ou relatórios. Já o WebAlizer nos permite gerar os relatórios TOTALMENTE EM PORTUGUÊS, o que certamente irá agradar à imensa maioria de nossos clientes.

 

4) Como o Statistics Server gera seus relatórios "on demand", isso causava certa demora na apresentação dos relatórios, dependendo da carga de processamento atual no servidor. Por outro lado, como o WebAlizer gera os relatórios durante a madrugada, os clientes terão sempre relatórios instantâneos e o único fator que poderá gerar lentidão na visualização dos mesmos é a própria velocidade de conexão do cliente.

 

5) Em virtude do Statistics Server funcionar apenas na plataforma  Windows, sempre tivemos problemas para disponibilizar o serviço de estatísticas para os sites hospedados na plataforma Unix. Entretanto, desde primeiro de março de 2003, adotamos o WebAlizer com total sucesso para os sites hospedados em Unix e nunca mais tivemos problemas nesse sentido.
 

Assim sendo, adotar o WebAlizer como solução de estatísticas para  a plataforma Windows nos pareceu o caminho mais natural. Assim, todos os nossos clientes passam a ter o mesmo sistema de estatísticas independente da plataforma de hospedagem, além de contar com seus relatórios em português.

 

Por serem sistemas diferentes, desenvolvidos por empresas diferentes e com filosofias diferentes, é natural que algumas diferenças poderão ser notadas nos relatórios, principalmente no que diz respeito ao número de visitas computadas para os sites.

 

Isso ocorre, porque não existe uma forma totalmente exata de calcular  o número de visitas que um site recebe. Geralmente, considera-se que uma visita corresponda a um conjunto de acessos realizados a partir de um determinado endereço IP em um determinado intervalo de tempo. Esse intervalo de tempo pode ser diferente entre um sistema e outro, o que de cara já gera uma certa diferença nos cálculos.

 

Além disso, todos sabemos que muitos endereços IP são compartilhados por vários usuários, seja através de servidores Proxy ou através de outras tecnologias. Com isso, diversos visitantes podem aparecer para o servidor de páginas como um único visitante e serem computados como tal.

 

Em nossos testes, constatamos que embora tais diferenças existam, elas são geralmente pequenas e quase insignificantes.

 

Se considerarmos ainda que é totalmente impossível apurar o número absolutamente real de visitas, consideramos razoável sugerir aos nossos clientes que ignorem o número de visitas reportado pelo Statistics Server e passem a considerar somente o número reportado pelo sistema WebAlizer.

 

Outras diferenças podem aparecer nos relatórios, em virtude da diferença quanto ao fuso horário considerado pelos sistemas. O servidor de páginas Internet Information Server armazena os horários nos logs utilizando-se do horário universal ou horário de Greenwich.

Tanto o Statistics Server quando o WebAlizer ajustam os horários  para a hora local antes de fazer o processamento dos logs. Apesar disso, notamos em alguns casos algumas diferenças que podem estar relacionados à diferenças de fuso horário entre um sistema e outro.

 

Finalizando, gostaríamos de deixar claro que manteremos o Statistics Server funcionando em todos os servidores em que ele está instalado e para todos os sites para os quais ele foi configurado até o final desse ano, ou seja até trinta e um de dezembro de 2003.

 

Todos os sites que foram configurados recentemente e que forem ativados a partir de agora, provavelmente terão apenas as estatísticas geradas pelo sistema WebAlizer e não iremos configurar o Statistics Server para  os mesmos.

 

Para consultar as suas estatísticas de visitação através do WebAlizer, basta acessar a seguinte URL:

http://www.dominio.com.br/estatisticas
 

Você verá que o acesso às estatísticas não é mais protegido por senha, como era no Statistics Server. Configuramos dessa forma, para facilitar o acesso de nossos clientes às suas estatísticas de visitação. Se você desejar ter a proteção por senha, poderá solicitar
junto ao nosso setor de suporte técnico por telefone ou e-mail como de costume.

 

Assim como o Statistics Server, o WebAlizer mostra um relatório anual, contendo os doze últimos meses. Entretanto, se você quiser consultar um mês anterior, desde que os logs de visitação referentes ao mesmo tenham sido processados, basta digitar a URL correta. Por exemplo, se quiser consultar as estatísticas de Setembro de 2002, pode experimentar a seguinte URL:
    
http://www.dominio.com.br/estatisticas/usage_200209.html
 

Embora tenhamos nos empenhado ao máximo para garantir que o WebAlizer  funcionasse perfeitamente, não podemos descartar que uma ou outra configuração possa estar incorreta.

 

Caso você não consiga acessar suas estatísticas ou encontre qualquer  tipo de problemas com seus relatórios, pedimos a gentileza de nos contatar para que possamos sanar os problemas o mais rapidamente possível.

Esperamos sinceramente que todos os nossos clientes gostem da nova solução e estaremos à disposição também para receber suas críticas e sugestões.

Atenciosamente,

João Batista Trigo Moreira
batista@jmrs.com.br

www.jmrs-web.com.br